A minha história com o ayurveda começou assim…
Como começou a minha história com O Ayurveda?
A minha descoberta do mundo holístico e da medicina complementar começou com o Reiki. Hoje consigo dizer que esta terapia me fez ver a vida de forma diferente, que me ajudou a relativizar e a valorizar apenas o que impacta a minha vida. Pouco depois, conheci a Acupuntura que foi uma bússola na descoberta do meu corpo e da minha verdade. Até hoje, mesmo tendo como profissão a terapia Ayurveda, gosto destas duas vertentes que acabam por ser pilares no meu bem-estar físico, psicológico e emocional.

O Ayurveda veio mais tarde e percebi que veio para ficar logo na primeira aula, quando as lágrimas me encheram os olhos assim que ouvia cada vez mais sobre esta medicina incrível e tão “casa” para mim.
Com o curso terminado, comecei a dar a conhecer os seus benefícios e a colocar em prática todo o conhecimento que me foi transmitido e até hoje sinto que foi a minha melhor escolha. Contudo, acho também importante saber parar e ouvir os sinais do corpo, principalmente quando cuidamos de outras pessoas.
Em 2016 comecei a ter ataques de pânico e ansiedade e parei de imediato a minha vida profissional para poder cuidar de mim. Fui ao fundo do poço para trabalhar muitos bloqueios emocionais e para regressar à minha atividade de uma forma mais compreensiva, tolerante e com mais compaixão pelo outro.
Hoje em dia, quando me surgem casos semelhantes ao meu (e acredita que são muitos), sinto que compreendo por completo a pessoa que tenho à minha frente e fico mais forte para cuidar de quem precisa de ser cuidado.
Poder transmitir o meu conhecimento e o amor pelo que faço não tem preço! Sinto que evoluo diariamente sempre que uma nova pessoa confia no meu trabalho e sigo feliz neste meu propósito de vida.




“Hoje em dia, quando me surgem casos semelhantes ao meu (e acredita que são muitos), sinto que compreendo por completo a pessoa que tenho à minha frente”

Aprendi muito e continuo a aprender, mas no geral sinto que aprendi essencialmente que: o mistério chamado saúde está muito para além da medicina convencional, que o óleo de sésamo quente trata, que a massagem ajuda a resolver muitas patologias e que ainda hoje na Índia as crianças a partir dos 5 anos praticam auto-massagem.
Aprendi que o nosso medicamento é o nosso alimento e que o nosso alimento é o nosso medicamento, que o foco principal para a maior parte das doenças que temos se centraliza no processo digestivo e metabólico e que o sono profundo e reparador pode curar também.
Aprendi que todos somos diferentes e que os tratamentos, alimentação, rotinas e formas de cura também variam de pessoa para pessoa. E assim aprendi que somos únicos, que temos uma essência e, por isso, uma forma de tratamento também diferente e personalizada.
A direção é esta e o que realmente importa é a forma como caminhamos, não a chegada!
Até breve,
Mariana
FORMAÇÃO
Curso de formação profissional de massagem Ayurvédica terapêutica
Instituto de Medicina Tradicional (IMT)
Ciclo de Palestras, Alergias – formas de intervenção e tratamento à luz das MT&C – Medicina Tradicional e Complementar
Instituto de Medicina Tradicional (IMT)
Curso de Formação Profissional: Herbalismo Ayurveda
Instituto de Medicina Tradicional (IMT)
curso profissional de técnicas de Diagnóstico e Anamnese no ayurveda
Centro de Ayurveda
CURSO de NUTRIÇÃO AYURVÉDICA
Instituto Seva
CURSO AYURVEDA e a SAÚDE DA MULHER
Instituto Seva

Participações

Podcast GCrew v.2
Ep.13 – O Novo Normal

Podcast Mana
Ep.7 – A Vida não é só Shanti Shanti

Podcast Mana
Ep.8 – A Ayurveda como Medicina Milenar

Vida Macro TV
Mariana Alves // Terapeuta Ayurveda

Podcast Saltei do Sofá
Ep.75 – Mariana Alves – Empreender de forma genuína

SEMANA BELEZA ABSOLUTA aYURVEDA - AYUS AYURVEDA
Aula: Aliviar Stress e Pânico pela pele de acordo com Ayurveda

PROGRAMA LIDA COM A OBSTIPAÇÃO - intestinologyy
Aula: Toxinas sob o olhar ayurvédico

MENTORIA MATURIDADE EMOCIONAL - Márcia Coelho
Aula: amor no autocuidado