Lavagem Nasal

Quantas vezes te sentes com as vias nasais bloqueadas, com gripe ou alergias sazonais (rinite ou sinusite), situações específicas como asma ou bronquite e aquelas dores de cabeça ou enxaquecas que não te querem largar?

Existem formas de diminuíres estes sintomas e até de os eliminares, sendo uma delas (para mim a mais eficaz): a lavagem nasal ou Jala neti que em sânscrito (língua oficial do Ayurveda) significa “água (jala) e “guiar” (neti).

Há informações importantes que deves ter em atenção antes de fazer a lavagem nasal e por isso, antes de mais, deixo-te um vídeo explicativo de seguida:

INGREDIENTES:

📌 200ml de água fervida, filtrada ou engarrafada
📌 ½ colher de café de flor de sal/ sal marinho de boa qualidade

Procedimento:

👉 Coloca a água fervida, filtrada ou engarrafada (nunca da torneira) num recipiente lavado e junta o sal até estar completamente dissolvido (não convém ficar qualquer partícula, uma vez que irá entrar nos canais nasais)
👉 Caso fervas a água, deixa-a arrefecer até à temperatura ambiente (verte um pouco nas costas da mão, caso esteja quente, aguarda mais um pouco). No verão ou em dias quentes, podes fazer com água engarrafa à temperatura ambiente
👉 Coloca metade da água no neti pot (regador nasal)
👉 De pé, coloca o corpo ligeiramente para a frente, assim como a cabeça de lado, aplica o regador nasal na narina que fica para cima e verte o conteúdo devagar até a água começar a sair pela outra narina (respira pela boca durante o processo)
👉 Coloca a outra metade da água no neti pot e repete na outra narina
👉 Assoa-te e expira ao máximo a água que ficar retida (mas ainda assim com cuidado)

Resumidamente, deves fazer a lavagem sempre de manhã e expirar bem a água que possa ter ficado nas vias e seios nasais, mas sempre com cuidado.

A periodicidade deve ser sugerida por um especialista, mas podes fazê-lo uma a duas vezes por semana em segurança.

A lavagem deve ser feita com um regador (ou lota) de cerâmica ou vidro e nunca de plástico, de forma a não reter toxinas e micróbios.

No final da lavagem podes fazer um nasyam, uma oleação com óleo de sésamo ou amêndoas morno: 1 gota em cada narina ou deixar cair 1 gota de óleo no dedo mindinho e aplicar em cada narina, lubrificando o interior com cuidado e sem esforço para não danificar as vias nasais.

Caso precises de ajuda com esta lavagem ou oleação, mas acima de tudo de saber como agir em cada circunstância da tua vida, agenda uma sessão comigo aqui. E lembra-te, só um/a especialista ayurvédico/a te pode dar indicações precisas e tudo o que precisas de saber neste mundo tão vasto que é a medicina ayurvédica.

_________________________________________________________________________

Fontes: Sushruta (volume I), Amayur

Queres reencontrar o equilíbrio através da ayurveda?